quarta-feira, 18 de setembro de 2019

E fez-se a luz

Olá, povo. No post anterior, falei sobre uns problemas de saúde que tenho, ele que ainda não havia sido diagnosticado. Pois agora ele foi, e é sobre isso que vim falar, não pra me vitimizar, mas para conhecimento do assunto. Depois de mais de 30 anos, descobriu-se que tenho Distrofia Muscular de Cinturas. Essa doença causa muita dor e fraqueza nos membros superiores, incluindo os ombros inferiores, incluindo o quadril. Essa fraqueza ocorre de forma mais lenta— no caso eu tenho a doença desde 01 ano de idade—, e evolui até a pessoa precisar de aparelhos para vida diária, seja bengala, andador ou cadeira de rodas; além disso, as limitações impostas pela dor, inclusive limitações sociais, são diretamente proporcionais à quantidade de analgésicos que se toma. Não foi surpresa a distrofia, mas foi bom saber que não tenho a forma mais grave dela. Fora o alívio de saber o que se tem. Mas isso não torna tudo mais fácil, uma vez que as dores tem se tornado cada vez mais insuportáveis, a qualquer mínimo movimento. Então é isso, é conviver com a dor enquanto eu conseguir, inspirar, respirar e não pirar.

Nenhum comentário: