sexta-feira, 30 de novembro de 2018

INTERIOR OU CAPITAL?

Olá, pessoal. Tudo joia?
Ser deficiente tem muitas desvantagens, mas dependendo de onde você mora, as desvantagens podem ser ainda maiores. Mas também, o que é ou não desvantagem é muito relativo.
Por exemplo, o que para muitos é uma desvantagem no interior, para mim não é, e vice-versa. É assim, tudo na vida tem dois lados.
Vou listar aqui alguns desafios de morar no interior ou na capital, e também demonstrarei as delícias dos dois locais, claro, de acordo com a minha visão.

Interior
O principal desafio para mim, principalmente, é não ter outras pessoas com a mesma deficiência para conversar, dividir problemas e coisas boas. Até porque, as pessoas sem deficiência, por mais que se esforcem, não conseguem se colocar em nosso lugar, não conseguem nos compreender.
Outro desafio é o modo de pensar das pessoas. Elas até são suas amigas, mas com alguma distância, alguma reserva. Talvez por não saber lidar, talvez por razões que desconheço, o fato é que a amizade das pessoas é distante. Te ajudam e tal, mas se não tem uma convivência intensa contigo, tipo desde criança, dificilmente se tornam amigos próximos.
E se as relações de amizade já são difíceis, imagina as amorosas? pior ainda. Quase inexistentes eu diria. Claro que há casos e casos, mas na sua maioria, as pessoas com deficiências severas são tratadas como "intocáveis".
E por último, mas não é a última coisa, é a distância das associações, da cultura e dos locais de reabilitação, que para alguns, dificulta o aprendizado de coisas simples, como cozinhar, andar na rua ou participar de atividades e confraternizações culturais adaptadas.
Quanto ás vantagens, na minha opinião são por exemplo, a facilidade de se locomover pelos locais, já que parte dos locais são bem perto. E quando não são, sempre tem alguém pra se oferecer a te levar de um local pra outro, sem reclamar.
Outra vantagem é ser conhecido de todos, isso facilita se algo acontecer conosco, perguntam da sua família, e muitas outras coisas legais que tem em ser conhecido na sua cidade.
Estudar também é mais fácil no interior, já que você sempre tem um conhecido, parente ou familiar professor, pra te ajudar a entrar na Escola Regular. Mas essa máxima só vale se você tiver conhecidos na função, caso contrário, é complicado pela falta de recursos.

Capital
Já as delícias da capital são; a oportunidade de, nas associações, conhecer pessoas que passam pelos mesmos desafios que você, e assim, fazer mais amizades próximas.
Outra vantagem é a oportunidade de participar de eventos adaptados, o que torna sua interação nesses eventos, mais completa.
A próxima vantagem é um "achismo" da minha parte, que pode ser corrigido; acredito que as pessoas das cidades maiores tem a cabeça mais aberta, e por isso, são menos reticentes quanto a fazer amizades ou até namorar pessoas com deficiência, até por estarem acostumados com a convivência com essas pessoas. E caso não consiga namorar uma pessoa sem deficiência, ou não o quiser, sempre tem aquele amigo  da associação para te "fazer companhia". Ou seja, a possibilidade de morrer solteirona é bem menor. HAHAHAHAHAHAAH!
Outra vantagem é a facilidade para conseguir um emprego. Mesmo que seja dificil para qualquer deficiente entrar no mercado de trabalho, em cidades maiores a dificuldade é um pouco menor que no interior, onde as empresas não querem se adaptar, mesmo que minimamente.
Já a principal desvantagem que vejo é ser só mais um na multidão, e por isso, se você sumir, algo acontecer com você, ou no caso de você precisar de um atendimento especializado de saúde, é um problema seu e de sua família, até porque, problemas, cada um tem os seus para resolver.
As distâncias entre os locais também são maiores, e caso você tenha uma deficiencia muito séria, fica bem complicado sair de casa para interagir com os demais, a não ser que você tenha um carro e um motorista para chamar de seu.
E você, conhece algum desafio ou vantagem de morar, tanto na capital ou cidades maiores, quanto no interior, sendo deficiente? Divida com os demais sua opinião e colabore para o enriquecimento dessa postagem.
Abraços!

Nenhum comentário: