sábado, 4 de março de 2017

MANUAL DE INSTRUÇÕES

Oi, pessoal, tudo joia? Hoje vim fazer uma nova postagem sobre a cegueira. Será sobre coisas que pensam sobre nós, e que nem sempre são verdadeiras. E como eu sei que as pessoas pensam determinadas coisas? É porque elas, pensando que cego é surdo, pensam em voz alta. Então, vamos aos pensamentos errados sobre os cegos?
*Primeiro, quando um cego estiver parado e você oferecer uma cadeira, e ele recusar,não se chateie; o cego tem problemas apenas nos olhos, na maioria das vezes, então,se não queremos sentar é porque simplesmente, não queremos e pronto!
*Não me diga o que eu consigo ou não fazer, a final, o cego sou eu, e quem sabe os meus limites sou eu. Se houver algo que eu quero fazer, e você acha que eu não consigo, apenas preste a atenção para que eu não me machuque e me deixe tentar! Isso também vale para quando o cego liga para fazer um determinado curso, dai o dono do curso diz: "você não vai conseguir acompanhar a turma". Pô, se eu liguei para pedir o curso, é porque eu sei que posso acompanhar. Agora, se você não se sente apto para ajudar o cego, diga a verdade. Com boa vontade por parte do vidente, nós podemos lhe mostrar como tornar nossa vida mais fácil.
*Se você achar que o cego precisa de ajuda, pergunte; se ele recusar, é porque ele realmente não precisa de ajuda. Se o cego precisar de ajuda, ele vai lhe pedir. E quando o cego quiser andar por um lugar desconhecido, vá o orientando, sem querer levá-lo pelo braço; isso facilita para que o cego crie um mapa mental, e mais rapidamente consiga reconhecer o novo ambiente. Mas é claro, se tiver obstáculos no caminho, o avise.
*E falando em obstáculos, não precisa adaptar o ambiente para receber o cego. Ele pode perfeitamente se adaptar a ele. Vamos bater as canelas, a cabeça, machucar, mas como eu costumo dizer, o cego é de aço, a prova de machucados. E falando em machucados, não precisa fazer escândalo quando nos machucamos, ficamos constrangidos com isso; a não ser que realmente seja grave, não pirem!
*Cegueira não é sinal de santificação da pessoa; falamos palavrões,, gostamos de piadas sacanas; além disso, tem cego bonzinho, cego canalha, cega santinha, cega periguete... Nossa cegueira não define nossos gostos e nosso caráter. E sim, falamos de sexo!
*E falando nisso, pasmem, nós fazemos sexo! Sim, não somos celibatários, a não ser que haja um cego padre ou freira. Sentimos atração pelas pessoas, claro, não pelos seus lindos olhos ou pelo seu corpo escultural, mas pela sua voz, seu jeito de ser, de falar, pela sua personalidade; a atração para o cego é muito subjetiva. E quando nos atraimos por uma pessoa que enxerga, não é porque estamos carentes, mas sim porque ele realmente, tem algo que a pessoa acha interessante.
*Afinal de contas, não somos deficientes mmentais ou coitadinhos de umas marionetes, que todo mundo nos manipula. Quando um vidente se sentir atraído por uma pessoa cega, não quer dizer que ela é uma depravada, que se aproveita do pobre ceguinho, que além de cego, não sabe discernir o certo do errado. É só que ele, ao contrário de você, vê além dos estereótipos. E se o cego resolve namorar ou ficar, com um vidente, não é por carência, ou fragilidade, ou por não saber o que é melhor pra si; é porque a atração é mútua. Temos vontade própria, capacidade intelectual, na maioria das vezes, normal, não somos amebas.
*Alguns cegos, como eu, gostam de adrenalina, então não proteja-nos contra as rodas-gigantes, montanhas-ruças ou coisas do gêfnero. Como eu disse antes, temos vontade própria, lembra?
Enfim, somos pessoas iguais as outras. Temos nossas limitações sim, temos nossas dúvidas, como qualquer mortal. Não somos nem super-heróis nem coitadinhos, nem exemplos de superação; só somos pessoas sem visão, que nos adaptamos ao que a vida nos deu, como qualquer pessoa faria.
Espero que esses esclarecimentos ajudem a você, que conhece uma pessoa cega, a trata-la como alguém normal, e não como alguém inferior ou superior a você. E qualquer dúvida, pergunte a pessoa, ela não vai se zangar ou se constranger.
PS: cegos, geralmente, tem erros de ortografia, já que temos pouco acesso a livros físicos; de minha parte, pode me corrigir, eu agradeço muito.

Um comentário:

  1. Eu gosto muito de ler teus posts, vc desmistifica a cegueira de maneira alegre esclarecendo muitas das dúvidas que eu tive no começo

    ResponderExcluir

comentem a vontade. estou aberta a sujestões e criticas. abraços!