quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Cinco anos depois...

Oi, pessoal, tudo bem? Hoje o post é comemorativo. Faz cinco anos que virei efetivamente, funcionária pública da Prefeitura Municipal de itaqui.
E daí,alguém vai dizer, qual a importância disso? Pra os outros eu não sei, mas pra mim, me faz lembrar o quanto as dificuldades nos ensinam a crescer e se tornar uma pessoa melhor.
Não gosto muito de fazer a deficientinha que superou dificuldades, e blabla, mas ecepcionalmente, vou fazer isso. A final, eu mereço me orgulhar de mim mesmo, só um pouquinho.
Tudo começou bem antes, em 2006, quando comecei um curso universitário do qual não gostava nenhum pouquinho, mas foi o que o Proune tinha pra oferecer, e como não nasci rica, não tive muita escolha. No meio do curso, mil problemas, inclusive uma síndrome do pânico que quase me fez largar tudo. Depois de formada, mais dois anos tentando se colocar no mercado, vendo portas se fecharem na cara pelo fato de eu ser deficiente. Para as pessoas, não importava se eu era ou não qualificada para o cargo, e olha que nunca parei de estudar, mesmo depois de formada; mas e daí, eu sou cega e por isso, não sirvo pra qualquer cargo, dá muito trabalho adaptar, blablabla. Até tomar a decisão de fazer concurso público; logo eu, que dizia que todo cego fazia concurso, era falta de opção.
Passei no concurso e quase não fui chamada, pelos mesmos motivos de sempre, "como vamos adaptar? O que ela vai fazer?", dentre outros questionamentos que foram feitos. E quando entrei, meio que botando o pé na porta, tinha que enfrentar as disconfianças veladas da chefia. E pior, aprender a trabalhar,, pois era meu primeiro emprego.
Dai vieram mais crises de pânico, minha mãe sempre me fazendo seguir em frente, e agora estou aqui, comemorando cinco anos de uma luta que começou bem antes.
E o que aprendi com tudo isso foi a ter maturidade, paciência e principalmente: aprendi a lidar com vários tipos de pessoas, sem nunca perder a calma. Aprendi a conhecer o ser humano também, e a cada ano que passa, aprendo cada vez mais.
Por isso que esses cinco anos são tão importantes para mim, por todo o aprendizado que ele me trouxe, pra eu me dar conta do quanto evoluí como pessoa, confiar cada vez mais no meu potencial, ainda que o mundo inteiro desconfie dele, dentre outros aprendizados, que o tempo me trará.
E agradeço muito também, a meus pais, que forçaram a fazer administração, pois sabiam que era o melhor pra mim naquele momento; a meus colegas, que me acolheram e me ajudaram no momento turbulento de novidades pelo qual passei; e principalmente a Deus, por colocar pessoas tão boas em meu caminho e por me fazer aprender muito com aquelas não tão boas assim. E que venham mais 5 anos!

Nenhum comentário: