domingo, 17 de abril de 2016

CONCURSO LITeRÁRIO

Oi pessoal. Como vão? Vim pra contar uma novidade.
Me inscrevi em um concurso literário, em Santa Catarina, promovido pela prefeitura de Blumenal. E fiquei na lista das melhores crônicas e poesias do concurso.
fiquei feliz, pois sempre gostei de escrever, mas nunca achei que tivesse o d dom para tal coisa. Quem sabe não é o início da realização de um sonho?
Abaixo colocarei a crônica classificada. Espero que gostem.

Você promove  a paz?
      


Atualmente temos visto várias pessoas pedindo a paz no mundo, devido aos atentados sofridos pelo povo francês. E acredito que esse pedido é muito justo e muito importante para a vida de todos , sejam europeus, americanos, do oriente médio ou de onde for.  Mas o que está se  fazendo efetivamente para manter a paz no mundo?
Muitos colocam a cor da bandeira francesa e declaram guerra ao terrorismo; outros cantam o hino do país; e há ainda aqueles que criam hashtags na internet declarando apoio ao povo francês. E que controvérsia, essas mesmas pessoas, desejam a morte dos terroristas, a restrição aos refugiados—que diga-se de passagem, fogem do mesmo que todos--, e outros ainda apoiam a declaração de guerra ao terror.
E não contentes com toda essa contradição que os rodeia, faz a vida dos seus parentes e amigos, além dos desconhecidos, um inferno! Brigam no trânsito por causa de uma bobagem, tudo é motivo para discussão ou stresse. E as desculpas para isso são inúmeras: “tive um dia ruim.”, “A culpa é do outro, não minha”, dentre outras bem inaceitáveis.
As pessoas não percebem que antes de querer mudar o mundo, devem mudar o seu pequeno mundo, as suas atitudes. Começando por serem mais tolerantes com os que estão a sua volta. Tolerar o colega de trabalho, com seu mau humor e aprender a ver seu lado bom e extraí-lo, com todo o seu amor e carinho. Ter paciência no trânsito, pois assim como você teve um dia ruim, o outro também pode não ter tido um bom dia;
Ensinar aos seus filhos o valor da caridade, da humildade e da paciência, pois eles serão o futuro da humanidade;
Tratar as pessoas da sua casa como você trata um estranho com quem quer fazer amizade, pois por mais que você saiba que sua família sempre irá o perdoar, por que não cultivar diariamente os laços de amor entre vocês, como se fossem recém conhecidos?
E principalmente, não espalhe o ódio pela internet, dispa-se de seus preconceitos e lembre-se que assim como você tem um lado ruim que ninguém atura, os outros tem um lado bom, que talvez você ainda não conhece e nem se dispôs a conhecer.
Enfim, ao em vez de se preocupar apenas com o mundo lá fora, preocupe-se com o seu mundo, pois é quando cada um fizer sua parte que o mundo, finalmente, alcançará a paz que tanto deseja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentem a vontade. estou aberta a sujestões e criticas. abraços!