sexta-feira, 28 de março de 2014

Noticia absurda

Olá, pessoal. Tudo joia?
Hoje vim postar uma noticia absurda que vi no jornal. É uma noticia sobre uma pesquisa que, entre outras coisas, mostra o quanto o brasileiro ainda é machista, o quanto a mulher ainda é vista como a culpada pelas violências que sofre. Se eu não fosse religiosa, iria perguntar se quando Deus nos fez mulher, o fez como forma de castigo, pois o que nos mostra essa pesquisa é estarrecedor. E não é só no Brasil que isso acontece, infelizmente. A única diferença é que por aqui, a violência contra a mulher ocorre a todo tempo de forma velada.
Por isso, homens, espero que a leitura dessa noticia os façam refletir sobre como estão tratando suas mulheres, mulheres que são responsáveis por lhes trazer ao mundo, lhes amamentar e que lhes dispensam todo o carinho.

Pesquisa indica que Brasil critica violência, mas culpa mulher por ocorrências


Estudo apurou que 65% acreditam que mulheres que usam roupas que mostram corpo devem ser atacadas

O pensamento machista ainda governa a percepção dos brasileiros nos casos de violência contra a mulher. Esse fato foi mostrado por pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Uma imensa maioria dos entrevistados (91%) avaliou que homens que batem na esposa devem ir para a cadeia, em contrapartida, a tendência nos casos de assédio e estupro, foi condenar a mulher.



Conforme os dados do Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS), 65% dos brasileiros concorda com a frase "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas". Também predominou (58,5%), a ideia de que "se as mulheres soubessem se comportar, haveria menos estupros". Foram ouvidas 3.810 pessoas, de 212 municípios



Ao mesmo tempo que condena a violência física de maridos com esposas, o brasileiro concorda que o assunto deverá ser discutido internamente, sem intervenção do Estado. Cerca de 63% dos entrevistados acham correta a frase "casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre os membros da família".



A pesquisa também abordou as uniões homoafetivas e percebeu que ainda existe incômodo da população com casais do mesmo sexo. Cerca de 52% foram a favor da proibição do casamento gay, 59% se sentem desconfortáveis com dois homens ou duas mulheres se beijando. A frase "um casal de dois homens vive um amor tão bonito quanto entre um homem e uma mulher" teve boa aceitação entre 41% dos questionados.



Pensamento patriarcal



Nas regiões Sul e Sudeste, foram menores as escolhas que responsabilizavam a mulher pela violência sexual e essa variação se repetiu nos entrevistados com maior escolaridade e nível social. Para os pesquisadores, os resultados apontam para um pensamento ainda patriarcal do Brasil.



Esse patriarcalismo, por sua vez, influenciaria no maior número de ocorrência de estupros em todo o país. Registros do Sistema de Informações de Agravo de Notificação do Ministério da Saúde (SINAN), mostram que 89% das vítimas de estupro são do sexo feminino e que crianças e adolescentes representam 70% das vítimas. Além disso, em 50% dos casos envolvendo menores, o crime foi reincidente. Por fim, dado alarmante indica que 11,3% dos estupros contra crianças foram cometidos pelos próprios pais, algo que o estudo classifica como "grave doença coletiva de uma sociedade em estágio pré-civilizatório".





Nenhum comentário: