domingo, 29 de dezembro de 2013

2013 VAI ENTRAR PARA A HISTÓRIA

Oi pessoal, tudo joia? Comigo tudo bem, estou aqui num ar condicionado com meus dois irmãos. Quer dia melhor que esse?
Hoje vim falar sobre a virada do ano, mas não de um modo místico ou do que aconteceu no meu ano, porque isso já falei antes. Vim falar sobre o que 2013 nos trouxe de bom e de ruim, coisas que sem dúvida, daqui a alguns anos, estará nos livros de história dos nossos filhos e netos. Então vamos começar.
O ano começou de um modo ruim e trágico; começou com a tragédia da boate kiss, onde morreram mais de 240 jovens. Pais perderam seus filhos, muitos deles, mais de um filho. Em todas as cidades gauchas, alguém perdeu um parente ou amigo. Não teve ninguém que não se comovesse com a dor daqueles pais e familiares, que não ficasse comovido com o desespero daquelas pessoas, em qualquer lugar do país e do mundo.
E se isso é possivel, podemos ver algo de bom em tudo isso. Apesar disso tudo, serviu para que apartir desse acontecimento, as regras de prevensão a incêndios ficasse mais rígida, e esperamos que sirva para evitar tragédias proporcionais a essa. Mas sem dúvida, esses jovens e suas familias ficarão para sempre na memória dos que presenciaram esse fato, seja pela imprensa ou seja pessoalmente.
O segundo fato que vai para os livros é o o momento em que o Brasil acordou pra vida. O povo percebeu que com a sua voz se fazendo ouvir nas ruas através de gritos de guerra, faixas e outras coisas, ele poderia conseguir o que quisesse dos governantes. O Brasil relembrou o tempo dos cara-pintadas que revolucionaram a democracia nos anos 90.
É claro que tiveram muitas depredações, muita violencia e muitas coisas negativas, porém, a partir daí, os jovens brasileiros conseguiram a contratação de mais médicos para o país e algumas reformas políticas, ainda tímidas, mas se precionarmos um pouco mais, podemos mudar uma nação. Sabemos que a contratação de novos médicos não resolve todos os problemas, mas já é um começo.
E o terceiro e não último fato do ano, mas o mais importante foi a escolha de um novo papa. De repente o papa Bento XVI diz que está saindo do seu posto sacerdotal, para a surpresa de todos. E  eis que para a surpresa de todos, o escolhido é um latino-americano, JorGe Mario Bergoglio, da Argentina, que se utilizou do nome papau Francisco, sendo o primeiro papa latino e franciscano da igreja católica.
Um papa que se assemelha ao papa João Paulo II pela sua doçura, seu carisma, mas se diferencia pelo seu jeito de falar com os jovens, pelo seu jeito simples e desapegado e pela principal virtude de não julgar, coisa que quase ninguém o faz. E que, com certeza, vai provocar ainda muitas mudanças na igreja católica, podem esperar.
Então, sobre 2013, teremos muito a contar para nossos filhos e netos no futuro. Os jornais e os asservos vão estar lotados de histórias pra contar. E que 2014 seja repleto de luz, alegrias e paz a todos, e que seja menos conturbado que 2013, porém, com tantas novidades quanto esse ano. Bjs.

Nenhum comentário: