segunda-feira, 27 de maio de 2013

Vida de cego é dificil como quê

Olá, pessoal, tudo joia? Minha postagem de hoje é bem revoltada, e me desculpem o mau humor, mas é necessária. Ela fala sobre a má vontade das pessoas com quem tem deficiencia, sobretudo a visual, que posso falar com mais propriedade.
Ontem, em uma conversa no twitter, uma menina falou que desistiu da faculdade porque a faculdade não fornecia materiais e também não facilitava sua vida acadêmica de nenhuma forma. E não é a primeira pessoa com deficiencia visual que desiste de cursar uma faculdade por esse mesmo motivo, e se alguém termina, é sem nenhuma ajuda da universidade. Isso acontece também nos cursinhos, na vida profissional e em outros ramos estudantis ou profissionais.
Podemos compreender que nem todo lugar está adaptado para nós cegos, que nós temos de nos adaptar ao mundo dito "normal", porém não custa nada que os "normais" também façam algumas pequenas e insignificantes adaptaçõespara conviver conosco. Ok, nem todo lugar tem impressora braille, teclado para pc em braille, piso tatil; entendemos isso e penso eu pessoalmente que essas adaptações, no mundo tecnologico de hoje, com excessão do piso tátil, são até desnecessárias. Mas quando eu lhes falar o que precisamos você vai se surpreender do quanto é simples.
Não precisamos, seja no trabalho, nos cursinhos ou nas faculdades, de nada mais do que um livro digitalizado em forma de texto, seja em pdf, seja em word. O quê custaria aos professores, já que eles fazem toda sua aula no computador, mandar-nos ppor e-mail? Seria pedir muito? E por quê as editoras não fazem a venda de livros digitais? tenham certeza que comprariamos com todo prazer. E é até se torna melhor pra nós, já que os livros em braille ocupam muito espaço.
E nos computadores de trabalho ou da faculdade, só precisamos de um leitor de tela, que aliás, existem muitos gratuitos, tanto adaptados para o sistema linux quanto para o sistema windows. O nvda para o sistema windows é perfeito; já os para linux eu ainda não testei, mas meus amigos podem comentar aqui depois.
Perceberam como é facil nos ajudar a nos incluirmos na sociedade? Não atrapalhamos seu mundo "normal" e você não precisa se adaptar em nada que a tecnologia não possa ajudar. Portanto, deixe a má vontade de lado, nos ajude a te mostrar que somos capazes de fazer qualquer coisa que você faça.

Nenhum comentário: