segunda-feira, 29 de agosto de 2011

as pessoas "normais" e o mundo da deficiencia

Oioi, galera. A postagem de hoje será sobre um assunto que ouvi ontem no programa "de frente com gabi" e que me chamou muita a atenção.
Ontem, Marilia Gabriela conversava com Fernando Fernandes, o ex BBB que ficou deficiente fisico devido a um acidente de automóvel. Até aí, tudo bem. O que me chamou a atenção foi a curiosidade dela sobre a deficiencia de fernando, de como ele enfrentava tudo isso. E me lembrei de como as pessoas também se admiram quando vêem eu, cega de nascimento, fazer certas coisas.
É compreensivel a admiração das pessoas, mas é estranho como somos tratados quase como super-homens, como mulher-maravilha. Mas a realidade é bem outra.
Creio eu que qualquer um que tenha uma deficiencia, seja ela qual for, desenvolve recursos próprios para lidar com ela. Qualquer pessoa que um dia ficar deficiente vai desenvolver formas de fazer coisas que antes eram simples e que agora elas reaprenderão a fazer. Desenvolverão uma espécie de costume com essa deficiencia.. Com o tempo, as pessoas irão percebendo que é uma reação da natureza de qualquer ser vivo se adaptar às condições que lhe são impostas.
Então, não é uma questão de ser melhor que outro, ou de ser superhumano, é uma questão de você não ter outra escolha para viver. E principalmente: é uma questão de você querer ser feliz e seguir sua vida.
Portanto, quando você for achar extraordinario algo que um deficiente faça, ou seu modo de vida, ponha-se no lugar dele e reflita. Você verá que no lugar dele, faria o mesmo, por que você precisa viver e não tem outra escolha.
Isso não é uma bronca ou coisa parecido. achei mesmo foi engraçado, e por isso resolvi postar aqui
Abraços!

Nenhum comentário: