quinta-feira, 17 de março de 2011

inclusão, te devo!

Hoje eu vim falar sobre uma coisa que a sociedade pouco conhece: a inclusão. falar dela é facinho, praticar é q é o bicho.
É mais facil entre aspas, você incluir o negro, o gay, a pessoa que tem uma deficiencia fisica não muito grave; mas quando se trata de pessoas com deficiencias mais severas, as cidades de interior ainda estão deixando muito a desejar. falo isso por experiencia própria e de acordo com experiencias de outros amigos como eu.
Na minha cidade, procuro emprego há mais de mezes. estava com um quase esquematizado, mas quando aqui em itaqui a empresa soube que eu sou cega, inventou uma desculpa e me enrolou. até aí, sem problemas, eu sabia que seria assim. sabia porque de acordo com amigos meus, interior não dá chance a pessoas com deficiencias severas, como cegueira, paralisia ou outra da qual precise alguma adaptação. a empresa diz que é cara e não vale à pena, bla,bla,bla.

Mas o preconceito vai além do que eu imaginava. tentei fazer curso de ingles aqui em Itaqui, pra me especializar mais e tal;. liguei pra um curso superfamoso e que eu sei q em outras cidades tem material em braille. eles ficaram d me retornar e não ligaram. eu liguei d volta e disseram que não teriam como se adaptar, que não tem o material, blablabla. e isso que eu nem pedi material em braille, pedi simplesmente pra digitalizar uma apostila, que eu leria tudo no pc.
Liguei pra outro cursinho e eles ficaram d me retornar. nem to esperando pq já sei como isso acaba. pelo menos o SENAC me aceita em cursinhos. é a minha esperança.
Então, o que eu posso tirar disso tudo é que o interior ainda está deixando muito a desejar em questão de inclusão. falar e achar bonitinho é muito facil; mas na hora de agir é que é o problema!
Mas o nosso papel é nunca desistir, achar alternativas e mostrar a todos que podemos muito mais do que querem fazer parecer!

Um comentário:

Martha Carvalho disse...

Não conheço vc, mas admiro o que conquistou. Parabéns pela garra, pela dedicação e pela força! Tantos desistem de seus objetivos tão facilmente...É inspirador, saber de alguém que tem tanta fibra! =)