sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Um pouco de história

Oi pessoal. Vou postar aqui um pouco da história da semana farroupilha, porém, com minhas palavras, já que ñ achei um site mais resumido.
Na década de 1820, os gauchos eram os maiores exportadores de charque do brasil. Mas com o passar do tempo, o governo começou a aumentar os impostos sobre o charque e o sal e comprar mais charque do uruguai. Isso trazia grandes prejuizos aos gauchos. Na década de 1830 os estancieiros tentaram negociar com o império, não tendo sucesso. Então, em 1835, iniciou-se a revolução farroupilha, com o intuito de pressionar o império a dar maiores insentivos aos produtos gauchos.Logo após, já que o império não atendeu às solicitações dos estancieiros, a revolução ganhou um ideal separatista,fundando-se a republica rio-grandense em 1835. Varias revoluções se inspiraram na farroupilha, como a sabinada, mas nenhuma durou tanto como a guerra dos farrapos.
A revolução começou em 20 de setembro de 1835 e terminou no dia 01 de março de 1845, quando foi assinado o tratado de poncho verde, em que o império se comprometia a baixar os impostos sobre o charque e aumentar as tarifas alfandegárias aos uruguaios, entre outros acordos.
O povo gaucho dá muito valor a essa revolução, pois ela mostra a força política do RS, e mostra que com luta e persistência, conseguimos garantir nossos direitos.

Nenhum comentário: